Workshop Bloodstain manchas de sangue

Ver todos os anúncios de institutocriap

Financiamento: Não financiado
Certificação: Outra
Tipo de Formação: Outra
Distritos: Porto
Regime Horário: outro
Preço (em euros,...): $ 100.00
Localidade: Porto
Destinatários: Estudantes e Profissionais das áreas da Psicologia, das Ciências Sociais e da Saúde, Direito, Antropologia, Criminologia, Sociologia, Educação, Policias, Militares, Profissionais da Carreira Judiciária. Estudantes universitários que se interessem por esta temática.

Descrição do anúncio: APRESENTAÇÃO
A presença de vestígios de natureza hemática em locais de crime, e nos utensílios que o autor usou para executar o mesmo é muito comum. São vestígios que possibilitam a identificação por análise de DNA e por tal razão, possuem um valor probatório muito elevado. As características intrínsecas do sangue, permitem o estudo das formas, tamanhos e dispersão das manchas de sangue. A análise dos padrões de manchas e salpicos de sangue, conjuntamente com os perfis de DNA obtidos e todos os outros parâmetros de estudo, podem permitir a reconstituição dos acontecimentos do crime.

Integrada na Biologia Forense encontra-se a Hematologia Forense, definida como a especialidade que estuda as manchas de sangue, os salpicos e as gotas de sangue encontradas numa determinada cena de crime, introduzindo-se aqui a Bloodstain Pattern Analysis (BPA).

Assim, o estudo do sangue considera-se de extrema relevância, nomeadamente no que concerne às suas propriedades físicas e biológicas, fazendo dele um elemento único, com um comportamento singular e através do conhecimento do qual se podem inferir dados imprescindíveis na investigação criminal.

A BPA pode ser definida como o estudo da forma, tamanho, localização e distribuição das manchas de sangue, delineando como objetivos principais:
(i) a tentativa de determinação da arma do crime, quando esta não é evidente;
(ii) a estimativa do número de golpes infligidos na vítima;
(iii) a determinação da área de origem do sangue e do seu ângulo de impacto;
(iv) fornecer informações acerca da possível posição e movimentos da vítima e do agressor;
(v) obter informação genética a partir do sangue, confirmando a proveniência da vítima ou de um provável agressor.



OBJETIVOS
A Bloodstain Pattern Analysis considera-se uma ferramenta indispensável na investigação da cena do crime e na sua reconstrução, com base em factos científicos, particularmente no que concerne aos mecanismos que causaram os padrões de manchas de sangue observados.
Neste workshop pretende-se não só transmitir aos participantes os conceitos teóricos da Análise de Padrões de Manchas de Sangue como também estudar o comportamento do sangue em várias situações criadas experimentalmente.

METODOLOGIA DE ENSINO
Este workshop será apresentado da seguinte forma: durante o período da manhã será realizada uma apresentação teórica, recorrendo a suporte audiovisual e fomentando a participação dos formandos; durante a tarde decorrerá a componente prática com sete experiências, que serão os protocolos experimentais, onde se recriarão as possíveis situações apresentadas de manhã.


CERTIFICADO
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam os objetivos pedagógicos que figuram no programa do curso de formação. Os formandos terão de frequentar pelo menos 75% do número total de horas da formação.

contactar o anunciante

Descrição da oferta e Informações de contacto

Website: www.institutocriap.com/

Nome da empresa, anunciante: Instituto CRIAP
Telefone: 225 026 201
CONTACTAR O ANUNCIANTE / ENVIAR EMAIL DE RESPOSTA
Workshop Bloodstain manchas de sangue
Voltar