Versão para impressãoEnviar por E-mail

Ensino Básico

Ensino básico

O ensino básico é actualmente o percurso de escolaridade obrigatório, o qual tem a duração de nove anos, com idades compreendidas dos 6 aos 15 anos de idade, desenvolvemdo-se ao longo de três ciclos sequenciais.
Níveis     Anos de Escolaridade     Idade
1º Ciclo     1.º – 4.º     6-10 anos
2º Ciclo     5.º – 6.º     10-12 anos
3º Ciclo     7.º – 9.º     12-15 anos

No nível do 1.º ciclo, o ensino tem o objectivo de promover o desenvolvimento de competências básicas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões. Através do prolongamento do horário de funcionamento para um mínimo de oito horas diárias, as escolas do primeiro ciclo desenvolvem actividades de enriquecimento curricular (AEC), entre as quais, o ensino obrigatório do  Inglês, o apoio ao estudo para todos os alunos, a actividade física e desportiva, o ensino da Música , entre outras expressões artísticas e línguas estrangeiras.

O 1º ciclo desenvolve-se no regime de monodocência e nas áreas (AEC) com recurso a professores especializados.

2º Ciclo (segundo ciclo do ensino básico)

O 2.º ciclo, o ensino está estruturado por disciplinas e por áreas de estudo pluridisciplinares. O 2º ciclo (segundo ciclo) funciona em regime de pluridocência, com professores especializados nas áreas disciplinares ou disciplinas respectivas.

O 3º Ciclo do Ensino Básico

O 3.º ciclo está estruturado por disciplinas. Neste ciclo, os objectivos de formação são o desenvolvimento de saberes e competências necessários à entrada na vida activa ou ao prosseguimento de estudos.

O 3.º ciclo desenvolve-se no regime de pluridocência, com professores especializados nas áreas disciplinares ou disciplinas respectivas.

As Tecnologias de Informação e Comunicação ( TIC)  são  introduzidas no 8.º ano de escolaridade,  nas áreas curriculares não disciplinares, nomeadamente na área de projecto, e também como disciplina obrigatória no 9.º ano de escolaridade.

Neste nível de ensino é obrigatória a aprendizagem de duas línguas estrangeiras, entre as linguas – Inglês, Francês, Alemão e Espanhol.

No ensino básico os alunos são avaliados com avaliação sumativa interna e são submetidos à avaliação sumativa externa, através da realização de exames nacionais nas disciplinas de Português e Matemática.

Os alunos que completarem com sucesso o 3.º ciclo do ensino básico têm o diploma do ensino básico.

O ensino público que se desenvolve nos estabelecimentos de ensino público é gratuito.