Versão para impressãoEnviar por E-mail

A experiência portuguesa no uso das tecnologias iTEC

Decorreu, entre março e junho, o ciclo 4 de pilotagens do projeto iTEC. Em Portugal, este ciclo de pilotagens envolveu 35 escolas, o mesmo tendo acontecido em escolas dos outros onze países europeus que integram os projeto.

Durante este ciclo de pilotagens, foram utilizadas ferramentas baseadas em tecnologias iTEC, nomeadamente ambientes de aprendizagem de formato «shell», como é o caso da plataforma Moodle, associados ao repositório iTEC Widget Store.

Este repositório, que contém um número crescente de ferramentas de aprendizagem designadas por widgets, permitindo o seu acesso em ambientes de aprendizagem distintos, foi utilizado ao longo das várias atividades de aprendizagem iTEC.

Dada a necessidade da criação de orientações para a inclusão com base em casos práticos de uso em contexto educativo, alguns professores mais experientes, que contaram com a supervisão da coordenação nacional do projeto, criaram um blogue e um guião.

Estes recursos serviram de apoio ao uso e criação de widgets por parte dos professores envolvidos no ciclo 4 de pilotagens.

O trabalho levado a cabo na área da utilização e criação de widgets e da de tecnologias digitais por parte dos professores portugueses foi alvo de interesse por parte da Coordenação do projeto, a cargo da European Schoolnet, tendo dado origem a uma notícia disponível em http://itec.eun.org/web/guest/news/-/blogs/moodle-itec-and-portuguese-schools

ITEC_logo.jpg

Ler mais: