Versão para impressãoEnviar por E-mail

Novo concurso escolar inGenious 2014

O novo concurso escolar inGenious é lançado em setembro de 2014 para tornar as aulas de CTEM mais aliciantes no próximo ano letivo.

ingenious.jpg

 

O concurso inGenious pretende que todos os professores na Europa ajudem os seus alunos a compreender melhor a ligação entre o que os motiva, o conjunto de competências que torna isso possível e os percursos educativos que conduzem à aquisição dessas mesmas competências.

Da biotecnologia aos media digitais, da energia à computação em nuvem, do ambiente à robótica, quase todas as atuais áreas de emprego são fortemente afetadas, senão mesmo totalmente reconfiguradas, pelos avanços científicos e tecnológicos. Ainda assim, os jovens dos países desenvolvidos não atribuem grande valor à ciência e à tecnologia (de acordo com três importantes inquéritos: PISA, ROSE, TIMSS) . Os alunos dos países ricos não se entusiasmam com a ciência escolar, uma vez que pensam que esta “não lhes explicita as relações da Ciência e da Tecnologia com o seu quotidiano, nem lhes mostra as possibilidades ao nível das carreiras profissionais”.

Convidam-se os professores a dar asas à sua criatividade e, no próximo ano letivo, a levar para a sala de aula as Ciências, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática (CTEM) da vida real: de aulas que privilegiem a reflexão a visitas de estudo a empresas ou ao estabelecimento de parcerias de âmbito mais alargado com outros intervenientes (tais como PME, especialistas, órgãos de poder local e associações do setor industrial). Ao participarem neste concurso, os professores terão a possibilidade de colocar os alunos perante cenários de locais de trabalho CTEM, de desmistificar estereótipos comuns (dificuldade percecionada, falta de criatividade, ou «não é coisa para raparigas») e de criar um conjunto de recursos de ensino centrados nas carreiras CTEM, para partilha com colegas de toda a Europa.

O concurso inGenious está aberto a todos os professores (dos ensinos básico e secundário) de 31 países (28 estados membros, FYROM, Israel e Turquia). Os professores podem submeter a sua participação numa das línguas do InGenious (DA, DE, EN, ES, FR, IT, NL, PT, SE). As candidaturas estarão abertas até ao dia 28 de fevereiro de 2014. Os 30 finalistas serão convidados a participar na Cerimónia de Entrega dos Prémios Europeus inGenious, que terá lugar em Bruxelas, Bélgica, em 2014.

 

O inGenious é o Organismo Coordenador Europeu para a Educação nas Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), uma iniciativa conjunta lançada pela European Schoolnet, uma rede de 30 Ministérios da Educação, e a European Roundtable of Industrialists, com o apoio da União Europeia (7.º Programa-Quadro), cujo objetivo é promover a colaboração entre a escola e a indústria e mudar o futuro da educação nas CTEM.

 

O inGenious pretende dar aos jovens a possibilidade de contactarem com estudos e oportunidades de emprego no domínio das CTEM através de, entre outros: recursos de ensino online em colaboração com a indústria, reuniões e sessões de formação, ambas em linha, publicações (código inGenious, kit de ferramentas para a colaboração), e o novo vídeo inGenious «Ignite your Future» («Agarra o teu futuro»).

 

Mais informações disponíveis em www.ingenious-science.eu.

Ler mais: