Versão para impressãoEnviar por E-mail

Conferência eTwinning 2014 - Uma Educação mais aberta: inovação no ensino e na aprendizagem

Mais de 500 professores de toda a Europa vão ter a oportunidade de explorar como o eTwinning contribui para a abertura da Educação, através da inovação no ensino e na aprendizagem.

Este ano, em Roma, de 27 a 29 de novembro, a Conferência eTwinning celebra o tema «Uma Educação mais aberta», no

seu sentido mais amplo. A Ministra da Educação de Itália, Stefania Gianninni, e a Comissão Europeia vão abrir a conferência com uma mensagem de boas-vindas. Seguidamente, Lord David Puttnam vai usar da palavra na qualidade de orador convidado, abordando o tema: «Educação Resiliente: como podem os nossos sistemas de educação lidar com uma ameaça tripla: "alterações de ambiente" - digital, ecológico e económico».

Como refere um comunicado recente da Comissão Europeia , «os professores devem ser capazes de adquirir elevadas competências digitais (...) para se ligarem através de fortes comunidades de prática (...) como demonstrado pelo compromisso massivo de professores na plataforma eTwinning e serem recompensados pelos novos métodos de ensino.» O programa da Conferência vai incidir sobre a partilha de boas práticas, a exploração de novas formas de ensinar e a promoção da comunidade eTwinning, estando organizado em seminários, sessões interativas e encontros informais. A conferência constituirá igualmente uma oportunidade para celebrar os grandes êxitos alcançados com a colaboração entre escolas eTwinning. No último dia, um painel de especialistas e educadores vai explorar, em conjunto com os participantes, como é que o eTwinning reforça competências de alunos e professores.

Atualamente no seu nono ano de vida, a ação eTwinning da Comissão Europeia envolve cerca de 280 000 professores registados em 42 países, que comunicam, trabalham em conjunto e desenvolvem projetos educativos transfronteiriços. O eTwinning já demonstrou a relevância do seu papel na definição de um espaço europeu para a educação. Ajuda os professores a interagir, colaborar e partilhar, permitindo-lhes fazer sentir que são parte da maior comunidade de aprendizagem da Europa.

Consulte o site da Conferência em http://conference2014.etwinning.net

Siga a conferência no Twitter: #etwconf2014

Ligação para o vídeo da conferência: http://youtu.be/Tg_5c0VJ-PQ 

 

eTwinninglogo.jpg  

 

Ler mais: